terça-feira, novembro 21

O Natal

De há uns tempos para cá tem-se aproximado uma coisa a que chamamos Natal.
Muitos pensam que se trata de uma data onde se celebra o nascimento do Salvador a.k.a. Jesus Cristo, mas hoje sabemos que não é nada assim.
Sabemos sim que o Natal é uma época onde a feroz concorrência entre cadeias de hipermercados espoleta confrontos mágicos e violentos entre personagens como a Leopoldina, o comboio de Natal, ou o Power-Ranger-cor-de-rosa-que-não-se-vendeu-o-ano-passado-e-que-serve-para-ilustrar-uma-campanha-de-venda-de-presentes.
Há quem diga que se perdeu o espírito natalício, mas há também quem contraponha que se ganharam os saldos especiais nos Três Mosqueteiros e a beleza das montras enfeitadas já em finais de Outubro. Afinal de contas, a magia do Natal é algo que nos afecta a todos, desde o mais humilde até ao nosso presidente da Câmara que mais uma vez tem o orgulho de poder instalar a “Maior Árvore de Natal da Europa”! Acrescentando os anúncios e a televisão em geral, que tende a estupidificar por esta altura, temos também os clássicos filmes da Véspera e do dia de Natal, como o Hulk, o Harry Potter e o Arma Mortífera IV. Temos também todos os bolos e petiscos referentes a esta época como mais um elemento apelativo à sua celebração. Ruas entupidas de casais com sacos de presentes, canções que cintilam aos nossos ouvidos, néons publicitários, programas de televisão ainda mais degradantes e um “Boas festas” descontextualizado.
O que é que celebramos nós no Natal? As luzes, as prendinhas e as filhoses? Não! Claro que não! Há também o Pai Natal! Essa figura emblemática que nos deixa presentes no sapatinho!
Realmente o Natal é tudo isto, e pelo andar da coisa só resta ao Menino Jesus procurar emprego nos classificados, porque o Pai Natal, quer pelo seu peso (nos dois sentidos) quer pela sua imagem simpática, marcou uma posição duradoura.
Só espero que Jesus, na sua meninice, nos proporcione uma travessura e faça o Pai Natal cair da cadeira.

3 Comments:

At 10:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

lool
mt bem! patilho plenamente da tua opinao! bom post! o natal tornou-se uma negocio e posso dizer que so estamos em novembro mas daqui a 2 semanas ja vamos estar muito fartos de ouvir falar do natal, esperem pelo natal nos hospitais

 
At 3:14 da tarde, Blogger P.H.S.S. said...

É o que eu sempre disse...
ABAIXO COM O CAPITALISMO BURGUÊS!!!

 
At 6:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É tão irritante ligar a Tv e ver o Goucha a apresentar o Toy no Natal dos Hospitais!!! brrr

 

Enviar um comentário

<< Home