terça-feira, janeiro 1

Lei do tabaco

Neste novo ano, como todos sabemos, entrou em vigor uma nova lei que proíbe o fumo em lugares públicos fechados.


Não gosto nada desta nova lei. Parece-me que devia ser reciclada em papel de enrolar tabaco. Vejamos o que estes camaradas socialistas resolveram fazer: Para tutelar a saúde pública o legislador resolveu ilegalizar a possibilidade de fumar em locais fechados. Não compreendo muito bem como é que, no âmbito da tutela da saúde pública, se considera que fumar é mais gravoso para os fumadores passivos - que não fumam - do que para os fumadores que realmente fumam. Se acender um cigarro é assim tão perigoso para as pessoas que rodeiam o fumador, como é possivel que o não seja para o próprio fumador? Verdade é que é ainda mais nocivo para o fumador o fumo do seu próprio cigarro. Como se pode, então, aceitar que se evoque a saúde daqueles que são menos prejudicados pelo cigarro?

Não faz muito sentido, é muito pouco coerente e perfeitamente hipócrita. Mas, pessoalmente, acho até ultrajante. Como fumador nunca na vida me pediram para apagar um cigarro. Mas se alguma vez mo tivessem pedido fá-lo-ia no segundo seguinte. Mais: o facto de nunca na vida isso ter acontecido é muito exemplificativo da importância que se dá á relação entre saúde pública e o tabaco - nenhuma. Peço imensa desculpa aqueles que defendem esta lei mas, mesmo de vós, poucos ou mesmo nenhuns pediram alguma vez para que se apagasse um cigarro. Se se condena o fumo do tabaco, porque é mau, como se aceita o tabaco? Será que é bom?

Fumar é uma actividade social. Sempre se fumou nos cafés, nos restaurantes, a seguir as refeições, a seguir aos cafés, a acompanhar um copo e uma noite com os amigos. Fuma-se bastante socialmente, é normalíssimo e o mais engraçado é que ninguém se importa verdadeiramente com isso - e aqueles que se importam sempre tiveram a liberdade de pedir para apagar um cigarro. E este sistema resulta: Vi duas ou três vezes pedirem para apagar o cigarro e isso aconteceu, sem discussão e até com pedidos de desculpa. Os fumadores não são uns ditadores que impõem a alguém o seu fumo: são ate bastante simpáticos e compreensivos! É ridiculo que tenha passado a haver um sinal, perto demais do «proibido entrada a animais», que demoniza os fumadores ou que, no minimo, lhes retira aquilo que é um enorme prazer para introduzir algo em que ninguem está, verdadeiramente, preocupado.

Não gosto mesmo nada desta lei. Para alem de se demonizar os fumadores - esses assassinos que andam a ver se exterminam a malta com o seu incompreensivel fumo - é uma lei que tutela a saúde daqueles que são menos prejudicados pelo fumo tabaco e uma lei que não só priva a liberdade dos fumadores, como também os priva de certos prazeres de incalculável valor. Só um fumador consegue saber o prazer que é fumar um cigarro a seguir ao jantar, ao café, ao cinema ou com os amigos. Ou até mesmo quando estamos sozinhos, por acaso num sitio público fechado, e nos pomos a pensar na vida - ou então no caminho mais rápido fora dali para fumar um desesperado cigarro. É demasiado opressor, não gosto de não poder fumar onde quero, quando quero. Quero a minha liberdade de volta!

«Ó tempo! Volta pa trás
Dá-me tudo o que eu perdi...»

Fumadores deste mundo, uni-vos!


Um 2008 cheio de prazeres proibidos!
:)


I want my gigarettes back, bitch!

2 Comments:

At 11:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nem imaginas o q isso me afecta... fogo...

bk

 
At 6:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desculpa mas não posso concordar totalmente contigo!
Se és fumador é uma decisão tua e é verdade que ninguém tem nada com isso! No entanto, a nossa liberdade acaba quando começamos a entrar na dos outros e é nesta medida que eu penso que esta lei poderá ter algum sentido! Quem fuma sujeita-se aos males que o tabaco poderá trazer por escolha própria, os fumadores passivos não escolheram prejudicar-se porque é que têm de se prejudicar pelas escolhas dos outros? Parece-me obvio que numa saída à noite, alguem que não fume nao vai andar pelo bar ou pela discoteca a pedir a toda a gente que fuma para apagar o seu cigarro para poder respirar um ar limpo! Não condeno quem fuma e eu próprio às vezes gosto de fumar um cigarro ou outro mas acho que é uma escolha de cada um e que as escolhas de cada um nao devem interferir com as dos outros, que têm escolhas diferentes!

Contudo, apesar de concordar com esta lei, admito que ela esta a ser muito mal aplicada! Continua-se a fumar em todo o lado! So que num cantinho mais pequeno, num sitio especifico do café/bar/restaurante/discoteca, o que for..... as coisas estão a ser mal feitas e para ser assim parecia-me mais pertinente que não houvesse lei do que entrássemos nesta situação que chega a ser ridicula!!

 

Enviar um comentário

<< Home