sábado, julho 15

Mudança

Gostamos da mudança quando é positiva ou quando nos afecta de uma maneira agradável. Contudo, quando esta se mostra pessimista desejamos com todas as nossas forças que as coisas fiquem na mesma e não se alterem. No entanto, as coisas ou mudam, ou ficam na mesma. Achar que se pode mudar algumas coisas e deixar as outras na mesma é um pensamento que tenho várias vezes.
No fundo, é como moldar a nossa vida, rectificando as falhas, alterando-as, e deixando as coisas boas e positivas na mesma quietude em que se encontram. É claro que a mudança acarreta outras circunstâncias que podem causar outras mudanças.
Não podemos esperar que esteja tudo parado com medo de mudar. Não podemos viver parados. Não podemos viver a recordar. Não podemos relacionar-nos com pessoas com base no que elas foram, caso tenham sido mudadas, ignorando o que hoje são. As pessoas gostam de parecer o que foram (caso esse passado tenha sido agradável), ou de parecer sempre melhores.
Ignorar pode ser por vezes perigoso. Especialmente se ignorarmos pessoas. Não podemos esconder a nossa relutância em falar com alguém que já não é o mesmo. Tentamos substituir essa relutância por ajuda da nossa parte para fazer mudar essa pessoa. Mas uma pessoa é sempre uma pessoa, uma individualidade, uma vontade própria, inalterável se assim o quiser. É o que se passa hoje, a inalterabilidade das pessoas que têm medo de mudarem, da mudança, de ser custoso, de dar trabalho, de requerer esforço. Esse medo é impeditivo. Impede-as de levarem uma verdadeira vida, impede-as de se tornarem no melhor que são, impede-as de se tornarem elas próprias. Felizmente para essas pessoas, é bom algumas coisas não mudarem. A persistência não muda, a coragem não muda e a fé não muda. As pessoas que rezam pelos tementes da mudança não mudam na sua atitude. Porque mudar é natural e é um caminho que vai desembocar ao fundo do túnel, o túnel do medo.

2 Comments:

At 3:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

apesar de existirem coisas que mudam.
Não podendo voltar a ser o que eram.
Porque simplesmente já não há espaço... há coisas novas que preenchem muito mais e complementam muito melhor.
A mudança faz parte da nossa vida, temos que saber aceitá-la...

 
At 1:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

 

Enviar um comentário

<< Home