terça-feira, fevereiro 7

Frei Luís da Maia

Filho de Afonso da Maia e de Madalena de Vilhena, Frei Luís da Maia dividia os seus dias entre o Ramalhete e Almada. Com o seu fiel amigo, Telmo da Ega, Luís da Maia envolve-se em peripécias características do Romantismo queirosiano. Numa brilhante sátira à sociedade portuguesa, Almeida Queirós reconta-nos o dia-a-dia de uma família portuguesa profundamente inserida no espírito do Sebastianismo, e com a crença profunda no retorno de D.Sebastião de Alencar...




Estudar Português dá-me cabo da cabeça...

5 Comments:

At 6:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Genial... Uma obra essencial na formação de qualquer pessoa! Frei Luis da MAia..brutal

 
At 6:46 da tarde, Blogger aquiles said...

sem dúvida, nada arrogante, baralhante...

 
At 7:50 da tarde, Blogger Martinho Lucas Pires said...

espera até chegares ao 12º com exame nacional... desde o romantismo até ao neo-realismo... com milhares de obras (mais pessoa e a sua riqueza heteronima).

aparece-nos ao final da tarde, sem querer, um Eça Verde Reis Caeiro de Quental Stau Monteiro Torga Mello Breyner Andrade Saramago.

 
At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oh mike, se conhecesses a dor que pressinto... nas tuas palavras...
e como diz um amigo meu:



"Poderia pensar-se, olhando para o título, que se pretende, neste romance, contar a história de uma família. Contudo as partes fundamentais do romance estão organizadas em torno da sua acção principal. Esta pode ser vista como a história individual da paixão de Carlos. Há, no entanto, a preocupação de fazer o enquadramento social desta acção. Desta forma Carlos é vítima de um destino cruel, mas também emblema de uma sociedade à deriva, emblema de Portugal. A justificação do título aparece quando se recorda o peso dos antecedentes familiares no destino de Carlos e o comportamento deste como motivo da morte do avô e ruína da família. Curioso é sublinhar que, ao ser assinalado o estatuo de avô de Afonso, se subjuga esta personagem a Carlos."

bem, já passou... daqui a um mes há mais!

 
At 8:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

quem é este cromo a português?

 

Enviar um comentário

<< Home